sexta-feira, 2 de julho de 2010

[Projectos] Esbux


ESBUX

Escola Secundária/3 de Barcelinhos, 12ºC 2009/2010

Alunos:
Daniel Lopes
Manuel Faria
Pedro Silva
Tiago Costa
Tiago Briote
Professor Coordenador: Pedro Gonçalves



LOCAL DE TRABALHO







»» O nosso projecto começou à dois anos quando nos propusemos a fazer uma Lan Party na escola. Na altura tínhamos pouco ou nenhum "know how" sobre como o fazer. Fizemos então várias parcerias com pessoas e empresas da localidade, desde empresas da área de electricidade que nos ajudaram a montar toda a infra-estrutura eléctrica capaz de alimentar as centenas de computadores que iriam estar presentes até à empresas de informática que montaram e configuraram os servidores. Este ano voltamos a voluntariamo-nos para criar uma Lan Party mas desta vez queríamos faze-la a partir do zero. Para isso começamos por fazer contactos com empresas de modo a angariar fundos necessários à aquisição dos cabos e das fichas (conectores RJ45) indispensáveis ao estabelecimento das redes informáticas. Com alguma sorte conseguimos angariar alguns fundos de empresas locais e patrocínios em géneros de outras. Estávamos então prontos a começar a fazer cabos de rede com os tamanhos adequados ao local e topologia de rede escolhida. Os cabos foram cravados seguindo a Norma B e os switchs de rede foram emprestados pela SMC. De seguida tínhamos que configurar os servidores e aqui começou o desafio à nossa altura. Qual seria o sistema? O Windows era mais fácil mas para além de não ser gratuito tinha alguns problemas com velocidade de rede que é tão crítico neste tipo de Lan's. Investigamos e chegamos à conclusão que o melhor sistema seria o Linux. Acabamos por escolher a distribuição Debian devido a solidez do projecto. Para configurar os servidores debatemo-nos com vários problemas e demoramos muitos dias para não dizer semanas a configurar os servidores por tentativa e erro. Achamos então que seria boa ideia criar uma distribuição Linux em que fosse fácil criar uma Lan Party a partir do zero e em poucos minutos.

»» O nosso problema era então saber se era possível fazer uma distribuição Linux de forma Live, ou seja, que não fosse preciso instalar, e que corresse em poucos minutos a partir de um CD ou Pen Drive. Mais uma vez recorremos à Internet, aos fóruns e aos chats e chegamos à conclusão que a melhor ferramenta seria o Live Helper. Esta ferramenta possibilita criar uma distribuição Linux quase a partir do zero o que para nós era importante pois teríamos que conseguir colocar num sistema Live uma página Web em php associada a uma base de dados Mysql com tabelas e dados pré-existentes para além de outras ferramentas. Não foi nada fácil mas começamos por ler o manual e as FAQ e por tentativa e erro fomos começando a fazer as nossas primeiras distribuições. Quanto mais investigávamos mais queríamos colocar no sistema mas com prazos apertados temos que estabelecer metas bem definidas e assim sendo colocamos como meta criar um sistema Live que permitisse correr um ambiente gráfico de controlo de jogos em rede personalizado e fácil de utilizar. Escolhemos então o Open Game Panel como controlador de jogos pois para além de ser um projecto Open Source servia perfeitamente os nossos propósitos.

»» No entanto esta escolha não estava isenta de dificuldades pois o Open Game Panel requer ligação a uma base de dados Mysql e a instalação de um agente que é instalado manualmente no sistema. Como fazer isto então? Era a nossa pergunta e a resposta veio naturalmente com a instalação do sistema num computador pois, a partir daqui e, com a ajuda de alguns comandos chegamos à conclusão dos pacotes que eram necessários para criar o sistema. Pegamos então nessa listagem e colocamos nas pastas adequadas de modo a serem instaladas com a ferramenta que tínhamos escolhido, o Live Helper. Mas isto não chegava pois para além dos pacotes necessários era imprescindível copiar as bases de dados previamente criadas. Mais umas incursões na net e encontramos as soluções por tentativa e erro. Utilizamos a ferramenta Live Helper de modo a tirar todo o partido dela pois personalizamos todas as imagens e o aspecto visual de todo o site de acordo com o nosso gosto. Acabamos por fazer uma distribuição Live em ambiente Linux totalmente personalizada e funcional que permite controlar jogos em rede a partir de qualquer comutador com arquitectura 64 bits e em poucos minutos. Faltaria apenas dar-lhe um nome para que o seu nascimento ficasse registado e acabamos por dar-lhe o nome de ESBUX que deriva da aglutinação das palavras "Escola Secundária de Barcelinhos e Linux". Apenas desejamos que o bebe dure muitos anos e que seja do agrado daqueles que o utilizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário