sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Microwave PC (o microondas-computador!)

CARACTERÍSTICAS
»» Processador: Intel® Pentium® 4 Processor 1.70 GHz, 512K Cache, 400 MHz FSB
»» Sistema Operativo: Windows XP Profissional 32-bit
»» Disco rígido: Maxtor 40GB 7200 RPM IDE 3.5
»» Placa Gráfica: ATI Radeon 9250 AGP 8x (256 MB)
»» Motherboard: MSI MS-6428 LE ATX
»» RAM : 256+128mb PC133
»» Drive: CD-R x52
»» Fonte: 300W

»» Corre perfeitamente jogos que hoje em dia qualquer computador corre, tais como Call of Duty 1 ou 2, Couter-Strike, Need For Speed Undergroud 1 ou 2, GTA Vice City, etc (por norma jogos lançados até 2004).

  
HISTÓRIA
»» Esta ideia toda maluca começou quando o microondas lá da cozinha se avariou e o meu pai decidiu desmontá-lo para ver se encontrava o problema. E assim foi, desmontou-se o microondas e aparentemente estava tudo bem, então ficaram montes de fios, peças e a estrutura externa ao abandono. Todos os dias eu via aquela caixa abandonada e não me apetecia deitá-la fora….lembrei-me de lhe tentar dar um fim útil. Pelas dimensões da caixa (e também pelo meu gosto pela informática) decidi meter lá dentro umas peças do meu primeiro computador fixo.

»» Enquanto fazia as furações necessárias e estudava a melhor maneira de criar o MICROWAVE PC, descobri que afinal o problema do microondas era apenas um fusível queimado ahaha e por minha causa lá se foi um electrodoméstico que para arranjar era só substituir o fusível :P
O tempo de concretização deste mod foi de aproximadamente três semanas (trabalhando só em alguns dias no projecto). Foram para aí trinta horas de trabalho.

»» O projecto MICROWAVE PC surgiu-me de forma completamente autónoma…mas rapidamente descobri que não era a primeira pessoa a fazê-lo…porque na internet encontra-se facilmente mais dois ou três projectos do género.

COLUNAS
»» As colunas de som originais foram desmontadas e colocadas na base do MICROWAVE PC numa furação própria que eu fiz. Têm o regulador de volume colocado no antigo regulador do microondas que servia para marcar o tempo. Além do regulador que está no painel, também existe uma saída de áudio frontal para auscultadores normais (conector Jack 3.5).

PAINEL DE FUNÇÕES
»» Este painel foi adaptado para ter o led sinalizador de que o computador está ligado (Power Led - amarelo), o led sinalizador de quando o disco rígido está a ser lido (HDD Led – Vermelho), o regulador do volume das colunas, o interruptor de ligar/desligar e reiniciar o MICROWAVE PC e finalmente a saída de áudio frontal.


PORTA/CAIXA INTERNA
»» A porta do MICROWAVE PC tem três interruptores (os que faziam ligar a luz e desligar o magnetron quando se abria a porta do electrodoméstico) que agora servirão para desligar os neon’s (pois a sua luz é muito forte) e as ventoinhas que vou colocar quando se abre a porta.
»» A caixa interna de acrílico com dimensões 9x12x19cm foi feita com o objectivo de aproveitar o máximo possível de espaço interno (inicialmente pensei-a para colocar caixas de CD mas agora a sua função é guardar o adaptador wireless, os cabos de vídeo, o rato e a extensão eléctrica).



COMPONENTES
»» Para além dos componentes essenciais de um computador, foram usados um LG DP171 Portable DVD Player (que serve de ecrã rotativo de sete polegadas ou de leitor de dvd’s), dois neon’s azuis de 30cm da Revoltec  e umas colunas.

  
ECRÃ
»» É de sete polegadas e por isso não é muito prático. Há sempre a possibilidade de usar as portas de saída da placa gráfica (S-video, Dvi ou Vga) para ligar o MICROWAVE PC a ecrãs de computador ou televisões.

»» Este projecto não se encontra totalmente acabado pois ainda pretendo colocar duas ventoinhas com led verde de 80mm (devido ao facto de a única saída de ar ser a da fonte de alimentação o que torna o projecto um verdadeiro microondas porque da forma que está aquece muito e pode mesmo queimar algo) e quatro neon’s verdes de 30cm pois já estou farto dos azuis :P
 

[Em actualização!]

3 comentários:

  1. olá Daniel Lopes
    tive a ver o teu projecto sobre o Microwave PC e achei muito interessante, tive a pensar e também vou fazer um mas não sei como depois prender as placas, como por exemplo a gráfica etc dos slots tas a ver. Como é que eu vou prender as placas que são encaixadas nos slots???

    ResponderExcluir
  2. Boas Artur

    Eu adicionei-te no msn porque acho mais fácil para falar xD Caso não uses msn falamos por e-mail.
    Pois...as placas dos slots eu fiz uma furação atras do microondas própria para isso, de modo a fixar a gráfica, placa de rede etc... xD As furações é o mais complicado, o resto é muito simples ;)

    Força nisso

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. ok falamos pelo msn eu já te aceitei o pedido, também acho que é mais fácil falamos por ai.

    ResponderExcluir